O programa SAMA nas Escolas promove a interação dos alunos da rede pública de ensino de Minaçu com a SAMA. O projeto tem como meta estabelecer um processo educativo com a comunidade escolar, por meio de ações de educação ambiental, de forma a divulgar as atividades da empresa e também as ações de responsabilidade socioambiental. Ao aproximar empresa e escola, possibilita-se conhecer, discutir e formar opiniões sobre o Crisotila. Ao mesmo tempo, são contempladas questões pontuais como o monitoramento da água, solo, ar e resíduos realizado pela empresa.
Para o desenvolvimento do programa, buscaram-se subsídios nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª séries. Entende-se que o tema “Meio Ambiente” deve ser trabalhado de forma implícita nas questões diárias de cada disciplina escolar. Colaboradores da área de sustentabilidade da empresa capacitam os professores para utilizarem o material teórico na elaboração da cartilha de exercícios aplicada a cada ano, em quatro bimestres. Os professores, que atuam como multiplicadores, também promovem discussões e debates com os alunos sobre atividades da SAMA, buscando desenvolver as habilidades e o senso crítico diante de questões socioambientais.
Os envolvidos no projeto se beneficiam com a troca de experiência e com a oportunidade da mineradora participar diretamente nas escolas, além de abrir suas portas para que diversas pessoas conheçam sua realidade. A cada ano, a SAMA busca formas diferenciadas para atrair esses estudantes e proporcionar-lhes uma cultura de preservação ambiental que garanta o futuro da cidade e da região. Em 2009, 352 alunos visitaram a empresa.
O SAMA nas Escolas capacita também professores e coordenadores para falarem sobre temas relacionados ao meio ambiente. Também forma cidadãos mais atuantes, cria condições para que a escola tenha uma interação com a empresa, priorizando a educação ambiental e o conceito de sustentabilidade, bem como promove constantes visitas das escolas à SAMA.